top of page

A doutrina da Fandanga

Ancorados na música popular e tradicional portuguesa, nos temas e nas melodias que nos ajudaram a crescer ou nos fazem reviver momentos especiais, os Fandanga apresentam agora ao “grande público” e de um modo mais solene o seu trabalho, fruto de um grande trabalho já efetuado.

 

Coletivo interessante e variado, os Fandanga sabem como poucos misturar, com engenho arte e carinho – ingrediente secreto e especial que traz pitadas de bom gosto e bem-fazer –, a riqueza da larga tradição musical portuguesa num desenvolto modo de tocar e apresentar os temas, sem que os mesmos percam a sua intensidade própria apesar de apresentados ao modo “fandangueiro”.

 

Guiados pela luz interior da grande Cristiana, cuja voz manifesta as emoções e tonalidades nascidas dos poetas e harmonizadas pelos músicos, o restante coletivo de músicos sabe manter, em quem os vais ver ou se dispõe a ouvir, uma dimensão mágica de muitas cores, sentimentos e inspirações. É a multiculturalidade a multivalência e a multivivência tão portuguesa e também lisboeta que se revela no conjunto numa unidade feliz.

 

Entre a guitarra portuguesa e o trompete, ajudados pela concertina e por suaves e orientais percussões e por vezes animados por mais metais e mesmo bateria, o reportório dos Fandanga convida a escutar primeiro, a ouvir interessados depois e mesmo a dançar e a fazer coro e a cantar canções se houver ocasião.

Numa tensão especial, ligados à sua música, somos envolvidos numa quente situação de conforto e arrebatamento, ritmados e divididos entre o poder absorvente das cordas e o sincopado dos metais e restantes vibrações, somos conciliados nas palavras e arrebatados na voz que canta e que em secreta receita tudo sabe acolher e devolver sem nada retirar.

 

Estamos perante a Arte que nos mostra sempre o diferente e o novo onde antes víamos o de sempre.

Assim a Fandanga, misturando composições em harmonias assentes numa reconstrução fusional do sentir profundo e intimo a todos nós, vale a pena conhecer, vale a pena ver e ouvir, para que se possa sentir aquela emoção de entrar na dimensão onde o sonho acontece e a vida se mostra fecunda, jovem e sempre numinosa.

 

Sente-se, escute, ouça, e deixe-se arrebatar com esta Fandanga.

bottom of page